Atuação da assessoria de imprensa no gerenciamento de crise

A imagem organizacional é fundamental para a reputação de qualquer empresa, seja com os clientes internos ou externos. Todas as organizações estão sujeitas a enfrentar algum tipo de crise durante sua trajetória. O problema se torna grave quando elas não conseguem lidar com este tipo de situação, principalmente diante do risco de afetar a imagem da marca no mercado.

A assessoria de imprensa é essencial em momentos de crise, pois a comunicação empregada de maneira correta é capaz de adotar mecanismos que, posteriormente, serão importantes para restabelecer a credibilidade da empresa. No momento de “desespero”, profissionais que não são capacitados para atuar como assessores podem acabar prejudicando ainda mais a imagem da entidade, provocando uma desestabilidade empresarial. Em alguns casos, de maneira irreversível.

Com a popularidade da internet, qualquer assunto consegue tomar grandes proporções. A viralidade é um ótimo marketing positivo, mas também pode ser uma armadilha para o marketing negativo, especificamente em meio às crises que se tornam públicas. Desta maneira, relutar para contratar uma assessoria pode ser a “gota d’água” para o fracasso. A velocidade é a palavra-chave para a solução destes problemas.

Estratégias para a gestão de crise

Não é possível elencar passos para atuar no gerenciamento de crises, pois cada caso possui situações diferentes que devem ser tratadas de maneira individual. No entanto, o assessor necessita de princípios básicos para planejar suas ações, evitando o desgaste da imagem empresarial do cliente.

Algumas crises são previsíveis. O clipping é extremamente importante para identificar as possíveis ameaças. Com o monitoramento de notícias, por exemplo, percebe-se como a empresa/marca está posicionada no mercado e sua reputação pública. Desta forma, o profissional poderá criar estratégias prévias para lidar com os stakeholders e a imprensa.

Outro ponto que não pode ser esquecido é o Media Training. Diante de uma crise, a palavra do assessorado é extremamente válida para transmitir credibilidade sobre o assunto. Por isso, treinar o cliente sobre como agir nestas situações é fundamental para solucionar determinados problemas, seja em entrevistas jornalísticas ou reuniões de negócios.

O assessor, assim como os porta-vozes da organização, precisam de transparência. Omitir ou amenizar informações que não são verídicas comprometem gravemente a imagem organizacional, principalmente quando a verdade é exposta publicamente por terceiros. Ninguém está imune às adversidades empresariais, porém, a comunicação é a solução adequada para a gestão de crises.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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