Qual a importância do clipping na assessoria de imprensa?

Uma das atividades imprescindíveis na assessoria de imprensa é a realização do clipping. A “clipagem” é uma tarefa que possibilita mensurar os desdobramentos dos conteúdos de clientes na imprensa. Para isso, releases com sugestões de pautas são direcionados aos veículos de comunicação locais e regionais.

É importante que o assessor esteja atento aos assuntos pautados, pois as variações de serviços de clientes precisam de direcionamento correto na imprensa, tornando maiores as chances de publicações. Outro fator fundamental é o follow-up. O termo se refere ao relacionamento da assessoria de imprensa com os canais de comunicação (rádio, televisão, revista, jornal, etc), anteriormente ou após o envio de um release.

No caso prévio, o assessor realiza o contato com o intuito de pautar o assunto que deseja no veículo específico. Na realização do follow posterior, o profissional busca saber se os jornalistas aprovaram o material que receberam. Esta atividade não pode ser esquecida. Desta maneira, garante a evidência e interesse de que o assunto sugerido é relevante.

Relatórios de assertividade com clipping e atendimento ao cliente

Diante dos resultados obtidos e apurados, é possível reunir todas as informações necessárias para apresentar o feedback ao cliente, mostrando a repercussão na imprensa, possíveis valores que seriam gastos para tal conteúdo, além de exibir dados que comprovam interação e interesse público na notícia/release, como comentários, curtidas e compartilhamentos.

O clipping deve ser inserido nos relatórios de assertividade que o assessor direciona ao cliente. Neste caso, o comunicador consegue transmitir uma credibilidade maior ao seu assessorado. É importante destacar que os relatórios incluem as ações executadas de forma interna ou externa na empresa, informações relevantes como o crescimento da marca em redes sociais, acessos ao site, entre outros.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

2 comments to “Qual a importância do clipping na assessoria de imprensa?”

You can leave a reply or Trackback this post.

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.