Assertividade em assessoria de imprensa: Planejamento estratégico como peça-chave

Os trabalhos realizados em uma assessoria de imprensa são amplos. Pautar assuntos relacionados aos clientes nos veículos de comunicação, adquirir bons engajamentos nas redes sociais e estabelecer contato eficaz com clientes internos e externos são ações que todo assessor identifica como metas. Para conquistar a assertividade, alguns caminhos são imprescindíveis. O planejamento estratégico é o caminho ideal e eficaz para isso.

Como o próprio nome diz, o planejamento reúne estratégias e metas para o assessorado com base nas apurações prévias realizadas pelo assessor, por exemplo, a necessidade de utilizar a comunicação para trazer resultados positivos para a empresa. Além disso, é preciso identificar a visão, missão e valores da organização, concorrentes diretos, ameaças, fraquezas e possíveis oportunidades.

Normalmente, ao contratar uma assessoria, o cliente está limitado apenas a um serviço, seja gerenciamento de redes sociais, relacionamento com a imprensa, entre outros. Mas, cabe ao comunicador direcioná-lo sobre quais são as melhores ações para sua marca. Desta forma, as chances de reputação positiva com os stakeholders se tornam maiores.

Riscos assumidos no desenvolvimento de estratégias assertivas

A assertividade é uma palavra muito utilizada na assessoria de imprensa, justamente pelo fato de fornecer o retorno esperado ao assessorado. O feedback é essencial para que os laços de confiança sejam estabelecidos entre ambas as partes. O relatório de assertividade, além do clipping, deve conter tudo o que foi previsto, executado e identificado.

Nem sempre todas as estratégias elaboradas para o cliente serão eficazes, porém, o planejamento é a peça-chave para minimizar os possíveis erros e atingir os resultados esperados. Lidar com os stakeholders é assumir riscos. O assessor necessita de percepção para diagnosticar a real necessidade dos consumidores e o público-alvo da empresa/cliente. Sem o planejamento estratégico, isso não é possível.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.