Brand storytelling: qual a história que a sua marca tem para contar?

Todos nós carregamos histórias. A construção do que somos é feita de tijolos de histórias, com passagens de fatos que permeiam as camadas da nossa personalidade. No mundo das empresas não é diferente. As marcas possuem histórias, e muitos boas, que devem ser contadas para que todos os seus stakeholders possam compreender a sua essência, a sua jornada e quais caminhos ela pretende trilhar nos próximos anos.

Brand storytelling, ou, história da marca, é um conceito da comunicação que define a criação de uma boa história que deve ser contada, de forma envolvente, emotiva e que gere conexão entre as marcas e os seus públicos. Geralmente, um bom brand storytelling resgata os valores, cultura, propósitos e missão da empresa, revisitando estes conceitos para observar se estão em sintonia com os dias atuais.

São muitos os exemplos de storytelling bem construídos:

Coca Cola, que através dos seus vídeos, evocam o sentimento de família, afeto, amor e felicidade em volta à mesa sem ofertar diretamente o refrigerante durante o comercial;

Dove, que anos atrás criou a campanha Beleza Real, que valorizou a beleza genuína de mulheres de todas as idades;

Nike, com a campanha “Encontre a sua grandeza”, que mostrou pessoas comuns superando desafios em práticas esportivas amadoras.

O brand storytelling pode vir, também, por meio dos manifestos das marcas. Essa estratégia de conteúdo visa declarar de forma pública, as motivações, os desejos, as visões e o propósito que as marcas têm sobre o segmento que atua e os impactos que ela causa perante ao seu público. Os manifestos escancaram a essência da marca em busca de gerar uma maior proximidade com as pessoas.

Humanização da marca

O ato das empresas contarem histórias, que é algo inerente do humano, tem este viés de humanizar a marca, torna-la mais orgânica, palpável, natural, amigável e companheira das pessoas para todas as horas. É como se as marcas dissessem: “olha, estamos aqui com vocês, sempre, para o que der e vier, porque somos iguais a você, também carregamos dentro da nossa essência corporativa a humanidade das pessoas que fazem a empresa acontecer”.

Pensando estrategicamente dentro do marketing, quando uma marca fala com o seu público alvo por meio de uma boa história, ela busca personalizar o seu discurso de acordo com o que as pessoas anseiam ouvir, gerando conexão e derrubando as barreiras de distanciamento. Um bom brand storytelling é capaz de provocar nas pessoas a noção de pertencimento – eu me identifico com esta marca, logo, passo a advogar a seu favor.

Há, ainda, o fator encantamento. Ouvimos o mantra que “vender é encantar o cliente”. Sim, uma boa história nos encanta, nos leva a outros lugares, nos toca em sentimentos adormecidos, nos carrega para lembranças de infância, da casa dos pais e dos avós, do primeiro amor da escola…

O exemplo mais recente de resgate de memória afetiva através de um brand storytelling perfeitamente construído foi o curta metragem da Chevrolet, que aborda de forma muito sensível e humana a questão do Alzheimer e como as memórias de um idoso podem ser “acordadas” usando o carro como um meio de resgate das lembranças.

Veja o vídeo:

E a sua empresa, qual história ela tem para contar?

Quer saber mais como trabalhar a história da sua marca pessoal ou do seu negócio? Vamos tomar um café ou bater um papo que te conto mais.

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Artigo escrito por Thiago Brandão, jornalista, especialista em Comunicação e Marketing Digital e proprietário da Ingrediente Comunicação.

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