Comunicação empresarial: A assessoria de imprensa nas empresas

A comunicação é a base para qualquer tipo de informação. Comunicar-se é uma das ações que praticamos em nosso dia a dia. No contexto de comunicação como forma de disseminação de conteúdos e estratégias, podemos inserir a assessoria de imprensa.

Os trabalhos realizados pelo assessor, normalmente, se direcionam para as organizações, seja pública ou privada. Esta área de atuação pode ser considerada como um “elo” entre empresa, clientes internos, clientes externos e os veículos de comunicação. O relacionamento entre estes segmentos são fundamentais para o sucesso.

Com o crescimento da tecnologia e, consequentemente, a expansão da internet, percebe-se um nicho de mercado para a atuação da assessoria de imprensa. Antigamente, a relação entre assessoria e empresa se baseava apenas aos veículos de comunicação. Hoje, podemos ampliar nossas áreas de trabalho e atingir uma grande massa de forma direta.

Por que a assessoria de imprensa é tão importante em uma empresa? 

A comunicação empresarial é a área que realiza os planejamentos e ações comunicacionais na organização. Uma boa estratégia de comunicação obtém resultados satisfatórios para a empresa. Neste âmbito, o assessor de imprensa busca identificar as necessidades do cliente e seus objetivos, para que assim, estabeleça as formas de trabalho e ferramentas necessárias para cada tipo de ação.

O relacionamento com o público de interesse é essencial para o sucesso de qualquer marca/empresa/grupo. Os possíveis clientes externos buscam referências positivas sobre determinados produtos ou serviços. A internet se tornou uma vitrine que fornece esse feedback. Por isso, é importante manter uma boa “aparência”, não apenas no espaço físico, mas também no ambiente virtual.

As redes sociais, sites e propagandas, necessitam de uma elaboração profissional e de qualidade, pois o nome da empresa estará em primeiro plano, ou seja, as observações positivas e negativas serão direcionadas ao seu cliente.

Relacionamento entre assessor e assessorado

Um dos grandes desafios que o assessor de imprensa enfrenta é convencer o cliente sobre a importância dos trabalhos realizados pela assessoria. Muitas empresas ainda não perceberam a real necessidade deste tipo de serviço. Nestes casos, um bom relatório de assertividade pode ser a peça-chave para firmar o contrato. Além disso, vale a pena identificar como a comunicação empresarial é aplicada nos correntes da empresa.

Compreender a missão, visão e valores da organização é essencial para resultados assertivos. O assessor necessita se familiarizar com o cliente. A realização do briefing possibilita a identificação correta das estratégias que serão desenvolvidas e o perfil de cada assessorado.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.