Instagram comercial: Por que a rede social pode ser tão importante para o cliente?

Não é novidade que o Instagram se tornou uma das principais redes sociais do mundo. E, com sua popularidade, abriu espaço para quem deseja utilizá-lo como ferramenta comercial. No marketing digital, a rede é essencial para o desenvolvimento de ações que possibilitam grandes engajamentos e ótimos resultados.

Muitas marcas e empresas estão percebendo a necessidade de investir nas mídias sociais. Por isso, a assessoria de imprensa está se adequando ao ambiente virtual. O perfil comercial é importante para incluir informações sobre contato, localização, telefone, divulgação de serviços e interação com os seguidores.

O Instagram também mostra as publicações que possuem maior desempenho e, consequentemente, poderá trazer mais envolvimento caso sejam promovidas. Ao escolher uma publicação para postagem patrocinada, é possível delimitar as cidades, público, faixa etária, gênero e outros interesses que contribuem para o alcance da publicação com o público-alvo.

A postagem patrocinada aparecerá na rede social entre as fotos publicadas por amigos do usuário durante o período estipulado, além dos stories. A publicação possui o selo “patrocinado” abaixo do user (nome do perfil).  Como no facebook, existem diversos valores para esta ação, porém, é um investimento que o assessor deve expor para o cliente, ressaltando seus benefícios.

Dicionário do Instagram

É comum que muitos usuários não saibam o significado de vários termos utilizados no Instagram. Mas, o profissional que atua com comunicação digital precisa dominar este assunto. Abaixo, você poderá compreender o significado dos principais termos do popular “Insta”:

Feed/Timeline: Página principal da rede, onde você consegue visualizar as fotos e vídeos publicados;

Follow: Termo utilizado para dizer que você seguiu um perfil;

Stories: São os vídeos e fotos que aparecem nas “bolinhas” localizadas em cima da página principal;

Direct: Caixa de entrada, ou seja, local onde é possível visualizar as mensagens enviadas de forma privada para sua conta;

– Link na bio: Indicação para ir até o perfil, ver a biografia, clicar na URL e acessar sites externos;

– #tbt: Expressão em inglês “ThrowBack Thursday”, que se refere à “quinta-feira de voltar no passado”, ou seja, dia de resgatar memórias com fotos antigas que você sente saudades e publicá-las com a hashtag;

– Selo nos stories: São as opções que a rede social disponibiliza para o usuário inserir nas fotos, como “Top”, “Se Liga”, “Crush”, “Quero”, “Daora”, “Eita”, “Sinistro”, entre outras.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.