Como a Assessoria de Imprensa atua na identificação e elaboração de estratégias para os Stakeholders?

 

Quando um cliente contrata uma assessoria de imprensa, normalmente, deseja buscar um relacionamento mais assertivo com o seu público-alvo através dos veículos de comunicação ou ações institucionais. É comum encontrarmos empresas que ainda não conseguiram delimitar qual é o seu tipo de público e quais são os seus interesses.

Diante disso, a assessoria de imprensa atua na elaboração de estratégicas com base nos stakeholders. Caso você não seja das áreas de Jornalismo ou Relações Públicas, este termo muito utilizado em comunicação significa público estratégico, pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa ou negócio.

Identificar os stakeholders é uma tarefa fundamental para obter resultados positivos nas ações executadas pelo assessor. Lembrando que eles não fazem parte apenas do público consumidor, mas também podem ser os funcionários, gestores, proprietários, fornecedores e até mesmo os concorrentes, ou seja, clientes internos e externos.

Entender a importância deste nicho de mercado faz com quem a linha de risco diante de uma estratégica seja reduzida. Ao elaborar um planejamento estratégico, como o próprio nome já diz, ações de comunicação serão executadas como forma de encontrar a assertividade para obter bons resultados na empresa. Por exemplo: Eventos para os clientes da organização/instituição, relacionamento com a imprensa, entrevistas, impulsionamento de redes sociais, entre outros.

Como o assessor de imprensa identifica os stakeholders?

Quando a assessoria de imprensa inicia um novo trabalho, cabe ao assessor realizar o briefing com o cliente para compreender as necessidades da empresa/marca. Neste momento, é fundamental analisar e questionar sobre quem são os consumidores dos produtos ou serviços. Após obter os dados, o assessor analisa as estratégicas de comunicação que podem ser empregadas para aquele cliente.

É importante ressaltar que os stakeholders podem ser ‘atingidos’ de forma direta ou indireta, positivamente ou negativamente, por isso, o assessor de imprensa precisa conhecer muito bem o tipo de público para elaboração assertiva do planejamento.

Stakeholders nas redes sociais

As redes sociais já se tornaram uma das ferramentas de trabalho em assessoria de imprensa. Elas são responsáveis por grande parte do engajamento e visibilidade que um cliente pode ter. Percebendo a inserção de empresas nas mídias sociais, a opção de criar um perfil comercial foi criada, visando destinar a rede para o negócio, principalmente o patrocínio de publicações.

O fator determinante para identificar quais são os stakeholders nas redes sociais está baseado nas análises de informações exportadas pelo perfil. Facebook e Instagram, por exemplo, em páginas comerciais, fornecem dados extremamente relevantes que possibilitam definir quem são os “stakers”, como gênero, idade e localização dos seguidores.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

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